Segurança alimentar: Serra ganha unidade do cozinha solidária
Por Gabi de Castro
O bairro Serra ganhou, no último mês de março, uma unidade da Cozinha Solidária em uma ocupação na avenida Afonso Pena, número 3.667. A unidade, que integra o projeto nacional, visa combater a fome por meio da produção e distribuição de refeições à comunidade carente. A nova unidade soma-se a mais dois estabelecimentos construídos pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), com o mesmo objetivo: um no bairro Floresta e outro no Centro (entretanto, o último está desativado por falta de doações).
O projeto no bairro Serra, entretanto, possui um diferencial: o MTST realizou uma parceria com o Instituto Pontes e Borboletas, organização que também combate à fome. O instituto utiliza o lugar como armazém e comercializa produções da agricultura familiar. Os parceiros avaliam ainda outras possibilidades de utilização do espaço como, por exemplo, iniciativas de cursinho popular e de horta comunitária.
A nova Cozinha Solidária no bairro Serra funciona todos os sábados, a partir das 8h. Mas o projeto tem como objetivo ampliar a frequência do atendimento assim que a iniciativa se estabelecer e tiver maior disponibilidade de doações e voluntários. Já o armazém do Instituto Pontes e Borboletas funciona diariamente.