Belo Horizonte mais iluminada do que nunca
Por Yasmin Mello
Dos dias 11 a 14 de maio acontece a segunda edição da Festa da Luz, um circuito de arte e música montado no hipercentro da capital mineira, com intuito de ocupar o centro e suas obras arquitetônicas usando a tecnologia para criar novas memórias na cidade.
A primeira edição ocorreu em outubro de 2021, ainda no contexto da pandemia. A nova edição, em 2023 — logo após o fim da emergência de saúde pública pela Covid-19 — dá um gosto maior de celebração, com uma festa do tamanho que Belo Horizonte merece, e o mais importante: com segurança.
O circuito de arte inicia-se nos edifícios Sulacap e Sulamérica, com instalação inflável luminosa criada pelo coletivo belo-horizontino MIR (formado pelos apresentadores e criadores digitais Yonanda Santos, Breno Barreto e Brayhan Hawryliszyn). A obra ocupará o vão entre as torres dos edifícios, iniciando o trajeto e convidando o público a entrar num universo onde o mar está no céu. No alto, será possível visualizar grandes medusas coloridas a partir de um ambiente imersivo e interativo.
Saindo dos prédios, o artista português Akacorleone assina sua obra feita especialmente para os arcos do Viaduto Santa Tereza e parte de sua coleção chamada Templos de Luz. Em seguida, o público é recepcionado na Rua Sapucaí pelo letreiro luminoso da escritora indígena Marcia Kambeba na fachada do edifício Chagas Dória.
Da Sapucaí também é possível apreciar a instalação da argentina Paula Duró, uma mulher gigante sentada sobre o Edifício Central, meditando em pleno centro da cidade. Entre escadarias que ligam a Sapucaí à estação central ficará a instalação Neon da poeta mineira Nívea Sabino. No túnel do metrô a decoração temática será mística, com entidades que respondem à interação humana, frutos da obra tecnológica dos programadores mineiros Sandro Miccoli e Flávio Deslandes.
O final do circuito acontece na Praça da Estação: de frente para a Praça Rui Barbosa terá uma obra do francês Sébastien Preschoux feita manualmente com lã e tinta para criar um efeito tridimensional, óptico e cinético. Do outro lado da rua, o edifício Itatiaia receberá reproduções de vídeos em objetos e ou superfícies irregulares, apresentada por DJs de destaque no cenário nacional: Roberta Carvalho (PA), Carol Santana (RJ), Kelly Pires (SP), Luv (RJ), NTHLCRVLH (RJ), Chebel (MG), Kambô (PA) e Bianca Turner (SP). Ai os artistas vão trazer para o icônico edifício a sua interpretação do tema do festival SONHO, MISTÉRIO e IMAGINAÇÃO.
Além do circuito, a festa também conta com programação musical sábado e domingo no palco Sesc música e mapping. Confira:
Sábado:
19h às 19h40 – AUGUSTA BARNA (MG) + VJ 1MPAR (MG)
20h10 às 20h50 – BABADAN BANDA DE RUA toca Milton Nascimento (MG) + VJ HOMEM GAIOLA (MG)
21h20 às 22h – LUISA E OS ALQUIMISTAS (RN) + VJ MISTERIA (CE)
Domingo:
19h às 19h40 – RUADOIS (MG) + VJ BAH (MG)
20h10 às 20h50 – IZA SABINO (MG) + VJ DEISE (MG)
21h20 às 22h – JONATHAN FERR (SP) convida MAC JÚLIA (MG) + VJ VIGAS (SC)
As festas da capital também fazem parte do circuito, MASTERPLANO no sábado das 14h às 22h no Viaduto Santa Tereza e Quilombo do Samba, domingo, 10h a 20h, começando o cortejo no SULA.
Toda a programação da Festa da Luz é gratuita e patocinada pela CEMIG, Claro e Beck’s através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com apoio cultural da CNC, Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais. Apoio institucional da Zona Cultural Praça da Estação, Centro de todo mundo, Prefeitura de Belo Horizonte, Museu de Artes e Ofícios, SESI, MetrôBH e Embaixada da França. A Festa da Luz é uma co-realização da Associação Cultural Casinha, da Híbrido Comunicação e Cultura e da Pública Agência de Arte.