Feira da Economia Solidária acontece de maneira remota e presencial
Por Laura Mariano e Gabriela de Castro
Ocorrendo de maneira presencial e remota, a Feira da Economia Solidária se destaca como ação socioeconômica e ambiental em Belo Horizonte. Criada a partir da iniciativa da Economia Popular Solidária da Prefeitura de Belo Horizonte, o objetivo é estimular a comercialização solidária com foco na valorização do comércio local, preço justo e sustentabilidade.
Além das atividades comerciais ao ar livre, o site da Feira On-line foi criado na pandemia Covid-19 e permanece em atividade até hoje. A vantagem do modelo é que as informações, fotos e dados ficam sempre disponíveis para compra.
Bárbara Schmidt, comerciante assídua da feira e artesã de difusores para aromaterapia, compartilha sua vivência como parte da economia solidária.
Em dias comuns, os integrantes expõem e comercializam seus produtos — que vão de itens de vestuário, artesanato, cosméticos e também de alimentos — junto à Feira da Afonso Pena. Porém, há outros pontos de encontros mensais nos Tribunais de Justiça, Parque Municipal Juscelino Kubitschek e na rua Goiás, na segunda sexta-feira de cada mês, das 8h às 18h.