Consciência Negra: Conceição Evaristo é homenageada por mural no Pindura Saia
Por Gabriela de Castro
Conceição Evaristo, escritora imortalizada pela Academia Mineira de Letras, cresceu no Pindura Saia, comunidade que ocupava a região do bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte. Com o processo de despejo e gentrificação do espaço, uma pequena área do Pindura Saia ainda resiste na rua Opala, ao lado do Mercado Distrital do Cruzeiro. Com o objetivo de fazer jus à história do lugar, o coletivo e ponto de cultura Amigos da Rua convidou a artista Kawany Tamoyos para produzir um mural homenageando Conceição Evaristo na praça da Vila Pindura Saia. A obra, inaugurada em agosto deste ano, incorpora um trecho do livro “Becos da Memória”, no qual Evaristo desenvolve uma narrativa em torno da remoção de uma favela.
O mural é uma das iniciativas do coletivo formado por crianças e jovens do Pindura Saia, professores, artistas, pesquisadores e voluntários, coordenado pelos arquitetos e educadores Isabela Vecci e Samy Lansky.
A Nossa Pracinha, nome do espaço que recebeu o mural, foi adotada e reformada pelo Amigos da Rua que, desde 2013, realiza pesquisas e ações de reparação histórica na região. Além disso, foi inaugurado o “Cine Pindura Saia”, projeto em parceria com a produtora Pimenta Filmes, que promove sessões mensais de filmes que abordam infâncias em suas culturas diversas, tendo como público-alvo as crianças do Pindura Saia.