Conheça casa de acolhimento para idosos no bairro Cruzeiro
Se você busca envelhecer de forma saudável, com possibilidade de interações em grupo ou atividades individuais, o Cruzeiro possui a casa de acolhimento e exercícios para idosos, a Integrarte. O projeto foi criado em 2016, pela psicóloga Otília Rosângela Souza, que possui vasta experiência em casas de acolhimento para pessoa na terceira idade.
O centro, localizado na rua alfenas, reúne atividades físicas com exercícios preventivos, pilates, hidroginástica, musculação personalizada, massagem, reiki (meditação) e drenagem linfática. As programações são adaptadas para cada paciente, podendo ser realizada em grupo ou individualmente, dependendo da necessidade de cada um.
Nele, também são realizadas atividades de estimulação artesanal focada na arte-terapia, como oficinas de música e dança como terapias ocupacionais. A instituição possui equipes que auxiliam os idosos em todos os momentos, inclusive com grupo de psicologia.
De acordo com a pesquisa nacional, realizada em 2021, do Estudo Longitudional do Envelhecimento Brasileiro, dois em cada cinco idosos relataram se sentir tristes ou deprimidos. O estudo de dados basais avaliou cerca de 9.412 adultos acima de 50 anos. Outra pesquisa, realizada em avaliação dos idosos e que reúne dados da Escala de Qualidade de Vida, afere o grande uso de medicamentos para dormir. Já o instituto Cochrane de pesquisa afirma, em publicação de 2018, que a insônia pode causar diversos problemas como angustia e fadiga, e que muitos medicamentos usados não surtiriam efeitos caso os pacientes não dormissem.
Recentemente, a Integrarte, em parceria com a Faculdade Vicentina de Curitiba, ofereceu curso de pós-graduação em Arterapia, que caracteriza em um procedimento terapêutico que visa estimular o crescimento interior e ampliar a consciência. Segundo a coordenadora do curso e diretora da instituição, a conquista recente possibilita não só uma especialização como também “a sensibilidade para lidar com outras situações do cotidiano, seja no trabalho ou na vida pessoal.
Para Suelly Ventura, que auxilia a mãe acamada em casa, “muitos acabam sendo esquecidos em casa ou não são colocados com tanta prioridade, tendo em vista que esse grupo passa a depender de outras pessoas. O Integrarte possibilita atividades de arte-terapia e de terapia ocupacional que irão melhorar a qualidade de vida dos idosos.”