Eclipse Anular é atração principal de fim-de-semana em Belo Horizonte
Por Gabriela de Castro e Laura Mariano
Entre nuvens e um calor de primavera, o eclipse solar foi a atração principal do último fim de semana em várias regiões da grande Belo Horizonte. A Praça do Papa, região Centro-Sul de BH, foi um dos pontos de encontro onde diversas pessoas das comunidades próximas se reuniram para observar o evento astronômico.
Mateus Pedrolongo, professor de física no Colégio Santa Maria, levou um telescópio para observação no local e relata que a informação foi bem propagada para que todos pudessem aproveitar o fenômeno em segurança.
O evento ocorreu no sábado, 14 de setembro, com início por volta das 15h50 da tarde, e se estendeu até as 17h30. O último eclipse no Brasil aconteceu em 1994, há quase 30 anos. O próximo ocorrerá em 2028.
A população dos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco tiveram a oportunidade de testemunhar o eclipse solar anular total. Em BH, apenas 50% da estrela foi coberta.
Mas afinal, o que é o eclipse solar anular?
O eclipse solar acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, escurecendo o astro por alguns minutos. Neste caso, o sol, a lua e a terra se encontram bem alinhados na ocasião da fase nova da Lua, mas o Sol não fica totalmente encoberto pela Lua, restando apenas um anel visível do disco solar.