Mercado das flores é reinaugurado na Afonso Pena
Por Gabriela de Castro
Localizado na esquina de Rua da Bahia com Avenida Afonso Pena, o Mercado das Flores foi reinaugurado esse ano por meio de uma parceria entre o Sistema Fecomércio-MG, o Sesc e o Senac em Minas e Sindicatos Empresariais. Gerido pela Belotur até 2022, o local faz parte da história da capital mineira e abrigou, entre outras atividades, o Centro de Atendimento ao Turista (administrado pela própria Belotur), ponto de vendas de ingressos do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc) e a floricultura Flora Rosa.
A assessora de imprensa do Sesc Minas, Clarice Cristina Gomes Mendes, explica como aconteceu a parceria entre as organizações envolvidas: “Em outubro de 2022, o Sesc em Minas, que integra o Sistema Comércio, formado ainda pela Fecomércio MG, Senac e Sindicatos Empresariais, ganhou a licitação que concede o direito de ocupar o local por três anos, com possibilidade de prorrogação por 10 anos.”
O novo Mercado das Flores passou por um processo de revitalização pelo Sistema Comércio, levando em conta a valorização do turismo e cultura mineira, além da preservação do patrimônio cultural e histórico. O nome do espaço foi mantido, atendendo a um critério do edital, fazendo referência à tradicional floricultura que por muitos anos ocupou o imóvel.
Dessa forma, a identidade visual tem como símbolo a flor sempre-viva, que resiste ao tempo, representando assim a cultura de Minas Gerais. O artista mineiro Thiago Mazza, que participa do projeto de arte urbana CURA, realizou a pintura da parede interna e da varanda do prédio inspirada na história desse espaço, reforçando a proposta de criar um ponto de encontro que conecta o público com as artes e a cultura da cidade.
Mendes define o espaço como mais uma unidade do Sesc em Minas. “Além do apoio e orientação a turistas e moradores de Belo Horizonte, o lugar vai abrigar um ponto de vendas de roteiros de passeios locais, viagens nacionais e internacionais, hospedagens do Sesc em Minas, ingressos para eventos do Sesc Palladium. O espaço ainda vai receber eventos culturais e oficinas para promoção da gastronomia mineira.”