Museu dos Brinquedos: Um Tributo à Infância em Belo Horizonte
Por Ana Luísa Ribeiro e Silva
Para romper com a ideia carregada de estereótipos negativos de que museu é lugar de guardar coisa velha, o Museu dos Brinquedos, localizado na Avenida Afonso Pena, 2.564, na região Centro-sul de Belo Horizonte, foi criado com uma nobre missão: preservar e valorizar a memória da infância. Fundado em 2006, o espaço transcende o tempo e celebra a magia da infância.
Tombado como patrimônio histórico de Belo Horizonte, o acervo abriga mais de cinco mil brinquedos de diversos países, que datam do início do século XX até a atualidade. Cerca de oitocentas peças estão expostas. O ponto de partida da instituição foi uma coleção particular de vovó Luiza, a idealizadora do projeto. Com o sonho de compartilhar seu tesouro com crianças de todas as idades, ela organizou exposições itinerantes entre 1986 e 1999, e o Museu dos Brinquedos foi criado por sua filha, Maria Elizabeth, com o objetivo de manter esse legado vivo.
Hoje, o Museu dos Brinquedos é uma instituição consolidada que não se limita a exibir os brinquedos na vitrine. Os visitantes passam por quatro atividades: conhecer o acervo, com direito a apresentação de teatro da vovó Luiza; participar de brincadeiras realizadas na área externa; fabricar brinquedos na oficina a partir de materiais recicláveis e, por fim, ouvir a contação de histórias para crianças no quintal.
Um ponto importante é o compromisso do museu com a acessibilidade, sendo um espaço inclusivo para todos. Além de um ambiente que possibilita a locomoção sem obstáculos e de fácil acesso, o museu disponibiliza áudio guias e tradução em braile para todo o conteúdo da exposição de brinquedos.
Além das exposições e atividades regulares, o Museu dos Brinquedos oferece a oportunidade de realização de aniversários infantis e eventos externos em suas instalações.
Horário de Funcionamento: De terça à sábado, 10h às 12h30 e das 14h às 17h.
Ingressos: R$15 meia/R$30 inteira