Parque Municipal é patrimônio ambiental no coração de BH

Por Pedro Oliveira

Localizado na Avenida Afonso Pena, passando pela Alameda Ezequiel Dias e Avenida dos Andradas, no Centro de Belo Horizonte, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti ocupa uma área de mais de 100.000 metros e oferece ao visitante uma exuberante imersão na diversidade de fauna e flora presente no local. Desde março deste ano, o Parque teve seu horário de funcionamento ampliado durante a semana, estando aberto de terça-feira a sábado, das 7:00 às 21:00 e aos domingos das 7:00 às 17:00. A entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento.

Foto: Pedro Oliveira

Belo Horizonte foi fundada em dezembro de 1897. Todavia, o Parque Municipal, como é conhecido, já estava de portas abertas desde agosto do mesmo ano. Sua história acompanha o processo de urbanização e preservação da natureza, sendo relevante ponto de equilíbrio ambiental do município. O nome do Parque homenageia Américo Renné Giannetti, prefeito de BH entre 1951 e 1954. Durante seu mandato, Giannetti propiciou diversas melhorias no local, que foi batizado com seu nome em 1955. O ex-prefeito recebeu, ainda, uma estátua no Parque.

Foto: Pedro Oliveira

Com entrada gratuita, a entrada principal do Parque Municipal é a da Avenida Afonso Pena, 1377, ao lado do Palácio das Artes. Pelo tempo em que a reportagem esteve no local foi perceptível uma efetiva ronda da Guarda Civil Municipal, o que reforça a segurança durante a estadia. No interior do Parque há, também, o Teatro Francisco Nunes, inaugurado em 1950, com entrada próxima à portaria 1. Além disso, os conhecidos pedalinhos do Municipal coexistem com opções diversificadas de brinquedos, pagos à parte, academias a céu aberto e quadra de tênis e poliesportiva para uso livre dos visitantes.


O estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais, João Pedro Ribeiro, de 19 anos, fala sobre a importância do Parque para a capital mineira. “O Parque Municipal é um local apto para receber pessoas em passeios com a família, com as crianças e entre amigos. Acredito que aqui temos uma interação ambiental, cultural, esportiva, além de um bom espaço para relaxar. É muito gratificante contarmos com um local como esse, aberto ao público para contemplarmos diversas atividades, estando em contato com a natureza”, relata.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.