PBH anuncia projeto de revitalização da Afonso Pena
Ciclovias e faixas exclusivas para o transporte coletivo são as principais promessas da obra, com conclusão prevista até o fim do próximo ano.
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou, no dia 02 de agosto, o projeto de revitalização da Avenida Afonso Pena, uma das principais vias da região centro-sul. Avaliada em R$ 20 milhões, a obra visa melhorar o trânsito, sobretudo para o transporte coletivo.
O projeto inclui tratamento paisagístico com irrigação e uma revitalização das calçadas, além de melhorias da acessibilidade para cadeirantes e deficientes.
A principal mudança é com relação ao transporte coletivo. Após as obras, a avenida Afonso Pena contará com faixas exclusivas para os ônibus, num trecho de 4,2 km, da Praça Rio Branco, no centro, até a Praça da Bandeira, no bairro Serra.
“A Prefeitura decidiu dar um passo importante para alterar a lógica de funcionamento da Afonso Pena. Será uma revitalização por completo preservando o acesso das pessoas. Queremos devolver essa região às pessoas”, disse o superintendente da Sumob, André Dantas.
André explica que a Feira Hippie, que acontece todo domingo na Afonso Pena, será preservada. “Estamos entusiasmados, porque quanto melhor ficar a Afonso Pena mais movimentação teremos na cidade”, disse.
A previsão de conclusão do projeto é até o segundo semestre de 2023.