Rua Outono respira arte e cultura
Por Vitória Figueiredo
A rua Outono, no bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte, próxima ao bairro Savassi, abriga diversos estabelecimentos comerciais focados em cultura, alimentação e entretenimento. Um deles é a Escola de Música Cavalieri. Fundada em 1997, a Cavalieri atende de bebês a idosos, que aprendem a tocar instrumentos populares (guitarra, contrabaixo, bateria, etc) e eruditos (violino, violoncelo, tuba, trompete, etc).
Para o fundador e administrador da escola, Inácio Cavalieri, o estabelecimento possibilita a socialização e a convivência. “A escola de música é um local onde pessoas que gostam de música se conhecem”. A Cavalieri oferece eventos musicais todos os dias da semana, como rodas de violão e encontros de bandas. Há também o Carnaval da Escola de Música Cavalieri (chamado de “Carnavallieri”), bloco infantil em que alunos da escola e moradores do bairro tocam e cantam marchinhas de carnaval.
Outro estabelecimento da rua Outono que promove o carnaval é o Bar Jângal. Raíssa Rodrigues, assistente de marketing do estabelecimento, aponta o evento como “um momento para se integrar com a comunidade do bairro, com as pessoas da rua”. Segundo Rodrigues, o Jângal realiza a limpeza da rua após a festa: “É o único bloco que faz isso em Belo Horizonte”, ressalta.
Aberto de terça-feira a domingo, o Jângal tem atrações em todos os dias de funcionamento: karaokês, bandas (de ritmos como pop rock, axé e brasilidades) e DJs animam os clientes, que aproveitam, também, os petiscos, porções, pizzas e hambúrgueres do cardápio. Cervejas, chopps, vinhos e drinks compõem a cartilha de bebidas. Os drinks são preparados pela Jangalito Drinkeria, iniciativa do bar que leva a preparação de drinks para outros estabelecimentos.
A Casa Outono Café e Cultura é outro espaço cultural que une música e entretenimento. Artistas de diferentes estados do Brasil fazem shows musicais na casa. As apresentações acontecem à noite. “Na Casa Outono, prezamos muito pelo trabalho autoral dos artistas. É um lugar de oportunidade para os profissionais em formação. Artistas consagrados procuram bastante o local e promovem shows mais intimistas para mostrar o trabalho a pessoas que são ligadas à cultura”, destaca o sócio proprietário e administrador, Rômulo Russo.
O estabelecimento mantém outros eventos culturais, como lançamentos de livros e apresentações de teatro. Há, também, aulas de canto. O lugar possui um café, que serve almoço executivo, salgados, bolos e outras iguarias. A Casa Outono promove um bloco de carnaval, chamado “Mimosas Borboletas”. Alguns outros projetos são a “Entrevista Musical”, na qual um artista fala sobre sua trajetória e mostra seu trabalho; e o “Samba da Babaya”, uma professora de canto. Durante a roda de samba, o café da casa serve feijoada. Em outro evento, apresentações de música clássica são realizadas. Os ingressos para eventos e shows são vendidos pelo Sympla.
O Restaurante da Boneca de Lili está localizado no número 507 da rua Outono. Com unidades nos bairros Floresta e Coração de Jesus, o estabelecimento é especializado no self-service de comida a quilo. Na rua Outono, o local funciona de segunda a sexta, das 11h às 15h, e aos sábados e feriados, quando permanece aberto das 11h30 às 15h. Fundado em 1998 por Silvio Rodrigues Mota, o estabelecimento é especializado em almoço, a única refeição oferecida. O objetivo é atender as pessoas que trabalham próximas da rua Outono. “[Queríamos oferecer] uma comida que fosse acessível, mas também que tivesse aquele tempero leve, que permitisse [ao trabalhador] voltar para o trabalho e ter uma boa produtividade”, explica Felipe Mota, diretor de operações do restaurante e filho do fundador.
No self-service do restaurante, cujo quilo varia de R$ 40 a R$ 90, o cliente pode escolher massas, saladas, porções, pratos vegetarianos, etc. As comidas são temperadas apenas com alho e sal. Sobremesas incluem doces mineiros e são pesadas juntamente com o prato de comida. Sucos naturais, refrigerantes e energéticos são opções de bebidas. Feijoada e batata frita são alguns dos pratos muito selecionados pelos frequentadores.
De acordo com o diretor de operações, cerca de 420 refeições são servidas por dia na unidade da Rua Outono. O restaurante tem a meta de oferecer, diariamente, pelo menos um prato vegetariano. Além do self service, outro serviço ofertado é o de entrega de marmitas congeladas. Os clientes podem pedir caldos, massas e pratos “fitness” por telefone ou pela internet.
Em 2016, o estabelecimento foi considerado, pelo público da região, o restaurante com o melhor custo benefício. “Foram feitas pesquisas de rua por empresas de estatística e elas constataram que as nossas unidades, na percepção do público, têm esse diferencial de valer muito a pena, de ser bom de fazer negócio”, destaca Mota.
O restaurante leva o nome de Dona Lili, sogra do fundador, que amava cozinhar. De acordo com a história, Lili costurou uma boneca de pano e a usava para guardar uma “colher mágica”, com a qual fazia suas receitas. A “Boneca de Lili” ganhou vida e começou a explorar diferentes lugares. Um livro sobre essa história será lançado em 2024.
Saiba mais sobre a história da Boneca de Lili
O Tess Salão e Estética, localizado no número 578, oferece serviços diversos: manicure, maquiagem, escovação, depilação, penteados e design de sobrancelhas. Funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h.