Joaninhas são alternativa natural para controle de pragas em BH
Por Laura Mariano
Primeira alternativa para diminuir o uso de agrotóxicos, as joaninhas são insetos carnívoros utilizados em hortas, jardins e quintais como controle natural de pragas. Moradores de Belo Horizonte podem usufruir e solicitar esse agrotóxico natural. Entre a fauna e flora do Parque Mangabeiras, a Casa Amarela abriga um ambiente para realizar a criação destes insetos: A Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte.
A biofábrica foi criada a partir da necessidade de, futuramente, salvar árvores na região central sem utilizar inseticidas. Apesar das espécies de joaninhas serem as “garotas propagandas” do serviço, os crisopídeos atuam com função parecida em sua fase de larva e também podem ser adquiridos no local.
Segundo Bruna Antoniety Oliveira, bióloga na Biofábrica, a demanda é alta para o serviço.
Além da atuação em doações comunitárias e eventos da prefeitura, os insetos também são oferecidos para áreas de agricultura urbana. São mais de 100 hortas comunitárias atendidas pelo serviço. Segundo Nathalia Mezzetti, também bióloga no serviço, uma parte dos insetos fica para reprodução, enquanto outra parte vai para as solicitações.
A liberação das “amigas do meio-ambiente” acontece na fase de larva. Essa larva deve ficar no recipiente até dois dias e, então, ser depositada posteriormente sobre a planta com a praga. Após isso, basta esperar alguns dias para a solução do problema.
Saiba como solicitar sua remessa de joaninhas e crisopídeos pelo site da Prefeitura de Belo Horizonte.